Hiperativo
ANA CRISTINA MUSSEL KAIPPERT ANA MARIA ALMEIDA DEPOLI FÁTIMA MARIA ESTEVES MUSSEL(*) Petrópolis, 2003.
Monografia realizada, como pré-requisito para conclusão do curso de Pedagogia com habilitação em Pré-escolar e matérias Pedagógicas do 2º grau da Faculdade de Educação, da Universidade Católica de Petrópolis, sob a orientação do Professor José Luiz de Paiva Bello. |
(Texto publicado com autorização das autoras.)
AGRADECIMENTOS
Na realização desse trabalho, devemos nosso voto de gratidão:
À amiga e colega professora Heloísa da Cunha Klôh, pela tão útil e gentil contribuição de material de pesquisa de nosso trabalho.
Ao amigo e professor José Luiz Paiva Bello, pelo incentivo e auxílio durante a construção do nosso trabalho.
Ao Dr. Dinizar de Ara Filho, pela sua cordialidade em nos atender, concedendo uma enriquecedora entrevista sobre o TDAH.
À amiga e colega Viviane Almeida de Souza Leonardo, que tão gentilmente nos cedeu material de pesquisa.
Ao Sr. Antônio Reynaud, pelo seu trabalho demonstrando cordial eficiência, competência e aguçada boa vontade em nos auxiliar.
Ao amigo Leandro Leite, pela sua expressiva generosidade e demonstração de afeto na colaboração de envio de material de pesquisa.
RESUMO
Este Projeto sobre Hiperatividade mostra de maneira clara e abrangente o comportamento hiperativo de uma criança, sua trajetória desde a idade pré-escolar, perpassando pelas demais fases até se atingir a idade adulta. Relata os problemas causados e sofridos pelo hiperativo no relacionamento familiar, na escola e no convívio