Pre Projeto Lilian Nascimento
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Lilian dos Santos Nascimento
RU: 927998
Centro Associado: Paranaguá-Pr.
1 TEMA
O Comportamento Hiperativo como Fator de Fracasso Escolar.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O Comportamento Hiperativo como Fator de Fracasso Escolar nas séries iniciais. 2 PROBLEMATIZAÇÃO
O TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) pode vir a ser o fator principal do fracasso escolar das crianças que possuem tal transtorno?
3 JUSTIFICATIVA
Possivelmente inúmeras crianças, em idade escolar, têm sofrido com o TDAH
(transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), e é comum a criança não receber a atenção necessária para um desenvolvimento pleno no ambiente escolar. Com isso, a culpa pelo possível fracasso escolar é dada ao transtorno e não à falta de atenção e dedicação do professor para com o aluno.
Segundo Maria Cristina Bromberg (2006) comportamento não condiz com as exigências escolares. Quando um professor é instruído a trabalhar com crianças com transtornos de atenção, ele precisa buscar trazer o interesse e a atenção do aluno à sala de aula, sendo assim, as exigências escolares do educador irá sobressair com relação ao comportamento hiperativo e a falta de atenção do aluno.
Contudo, caso não seja dada a atenção necessária, por não conseguir acompanhar o desenvolvimento geral da classe, o aluno hiperativo pode até mesmo ter seu psicológico afetado por se sentir “inferior” aos demais. Porém, com as atitudes e metodologias corretas, o educador pode transformar suas aulas em algo com que faça que o aluno hiperativo seja igualado aos demais alunos, apesar do seu transtorno de atenção.
4 OBJETIVOS
É comum que crianças com déficit de atenção e hiperatividade que fracassam no ambiente escolar tenham a culpa posta em cima dos próprios ombros, raramente a questão de como foi utilizada a metodologia com o aluno é considerada como fator do fracasso escolar. Por esse motivo, o objetivo do trabalho a ser