Hiperativos na escola: o papel do professor no desenvolvimento de alunoscom tdah

7326 palavras 30 páginas
CEAP-CEBTRAL DE ENSINO E APRENDIZADO DE ALAGOAS
PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)
PSICOPEDAGOGIA CLINICA INSTITUCIONAL

JOSÉ LÚCIO CAVALCANTE DE FARIAS

HIPERATIVOS NA ESCOLA:O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOSCOM TDAH

Arapiraca
2012.
JOSÉ LÚCIO CAVALCANTE DE FARIAS

HIPERATIVOS NA ESCOLA:O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOSCOM TDAH

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a CEAP – Centro de Ensino e Aprendizado de Alagoas, como requisito para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia, clínica e institucional, sob a orientação da Professora Maria José de Brito Araújo.

Arapiraca
2012.

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, a professora Maria José de Brito Araújo, pelas contribuições, a minha esposa pelo incentivo, aos meus familiares e amigos pelo reconhecimento do meu esforço.

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus a minha esposa Maria Quitéria, que de forma especial e carinhosa me deu força e coragem, me apoiando nos momentos de dificuldades e aos meus pais que de forma grata quero deixar toda honra do meu esforço.

“ O professor não ensina mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”.

Jean Piaget

RESUMO

Este trabalho teve como finalidade trazer à tona a discussão sobre como aabordagem de ensino de um professor pode favorecer o processo de aprendizagem de um aluno com TDAH. A fim de analisar quais são seus sintomase quais os comportamentos mais comuns a pessoas com esse transtorno, foirealizada uma revisão teórica sobre o assunto. Partindo do pressuposto de que oconhecimento acerca desta disfunção poderá levar o

Relacionados