Alfabetização do hiperativo nos anos iniciais do ensino fundamental
Flávia de Godoi do Nascimento
1
, Renata Bego de Souza
2
, Roberta Bego de Souza
3
,
Rosangela Cristina Gomide Silva
4
, Anezio Cláudio Bernardes
Universidade do Vale do Paraíba-UNIVAP/Instituto S uperior de Educação-ISE, Rua Tertuliano Delphin
Júnior, 181, Jardim Aquarius, São José dos Campos, e-mail: logoeu9@yahoo.com.br
Resumo -
Este trabalho teve como objetivo verificar a proficiência de um processo de ensino e aprendizagem de alfabetização de um aluno hiperativ o, do qual participaram uma professora, uma psicopedagoga e os pais da criança, a fim de constata r a importância da escola, família e comunidade nesse processo educacional. A pesquisa se realizou em uma sala de alfabetização da rede municipal de ensino de São José dos Campos. Os procedimentos metodológicos selecionados para a sua realização constaram de uma pesquisa bibliográfica e de um trabal ho de campo. O referencial teórico foi construído a partir dos pressupostos de Carvalho (2005), e de Sc uwartzman (2003), e de um trabalho de campo. Os dados apontaram que o processo culminou com a alfabet ização proficiente de uma criança hiperativa - que participou desta pesquisa -, devido à efetiva par ticipação, em conjunto, de uma psicopedagoga, uma professora e os pais dessa criança.
Palavras-chave:
Alfabetização, hiperatividade, escola, família, comunidade.
Área do Conhecimento:
Ciências Humanas (Educação)
Introdução
Este trabalho teve como objetivo verificar a proficiência de um processo de ensino e aprendizagem de alfabetização de um aluno hiperativo, do qual participaram uma professora, uma psicopedagoga e os pais da criança, a fim de constatar a importância da escola, família e comunidade nesse processo educacional.
Houve, para a realização desta pesquisa, um trabalho de campo, em que se observou, durante um ano letivo, uma criança hiperativa, matriculada