Dificuldades de Aprendizagem
O que é aprendizagem? É o que dificuldade de aprendizagem?
Aprendizagem é um processo onde a criança apropria-se de conteúdo da experiência humana, ou seja, é um processo interno e pessoal, mas para que essa criança aprenda deve-se possibilitar o conforto entre o sujeito e o objeto; ou seja, o conhecimento deve ser construído pela relação que a criança tem com o meio em que vive.
Atualmente o maior desafio da Educação do século XXI é a integração e socialização das crianças com dificuldade de aprendizagem. Essas dificuldades procedem da falta da capacidade de conceitualizar e processar as informações. As habilidades mais comprometidas são: leitura, escrita, processamento auditivo e da fala, raciocínio e matemática.
Não existe um tratamento que curem crianças com essas dificuldades, mas a criança pode progredir muito e superar suas limitações através de suporte adequado para esta criança, trabalhando levando em conta seus conhecimentos e respeitando suas limitações. No Brasil 40% das crianças que freqüentam as séries iniciais possuem dificuldades de aprendizagem.
Dificuldade na aprendizagem da escrita e da leitura
A dificuldade de ler e escrever nos educandos dá-se devido a diversos fatores durante o processo de alfabetização; dentre esses fatores temos: déficit percentual, déficit lingüístico, dislexia, disgrafia, disortografia, dislalia. A leitura e a escrita requer diversas análises e questionamentos, para que haja um melhor aquisição desses por parte dos educandos, levando em conta seus conhecimentos prévios.
Ensinar ler e escrever requer múltiplas responsabilidades do professor quanto do aluno. Com isso é necessário que o professor analise suas práticas pedagógicas constantemente e o aluno cumpra seu papel que é estudar para a vida e não para a obtenção de notas.
A leitura e a escrita, um é determinante do outro para que haja aquisição de conhecimentos uma depende da outra. Nunes (2001, p. 75): “A relação entre leitura