Hiperatividade - o desafio em sala de aula
Este trabalho pretende demonstrar algumas dificuldades causadas pela hiperatividade e como o docente deve manifestar-se em sala de aula com um aluno com tal problema. A hiperatividade pode demonstrar várias dificuldades, tanto de linguagem, memória e/ou habilidades motoras. Ela pode estar relacionada à perda da audição ou da visão, porém a criança hiperativa pode ser tão ou até mais inteligente que uma criança sem tal problema. Assim, percebe-se que pais e professores, tem que saber lhe dar com os sintomas hiperativos.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem; Comportamento; Dificuldades.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata alguns problemas encontrados na educação escolar de Crianças e Adolescentes Hiperativas, que a cada momento de suas vidas, enfrentam preconceitos e dificuldades em suas vidas, pois são pessoas inquietas, distraídas, impulsivas, agitadas e têm dificuldade em terminar os projetos e as tarefas.
O neuropediatra Haroldo Silva explica que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é diagnosticado no começo da vida escolar da criança, a partir dos quatro anos de idade. É na escola que os professores percebem os sintomas da hiperatividade, que são desatenção, agitação e impulsividade.
Em primeiro lugar, antes da atenção dos professores, o hiperativo precisa do carinho e da atenção dos pais, pois eles têm convivência integral e o apoio é sempre muito importante.
METODOLOGIA E MÉTODO
A metodologia utilizada para este resumo expandido foi ter lido artigos principalmente na internet sobre as maiores dificuldades encontradas em hiperativos e saber que apoiá-los é sempre a melhor escolha.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Além do apoio dos familiares e professores, o hiperativo também precisa passar por acompanhamento médico, que nesse caso o mais indicado é o psicopedagogo, para que não se tenha problemas futuros maiores. Até porque Com a idade, a exigência social fala mais alto e ele passa a se