Qualidade de software
Qualidade:
Segundo a norma brasileira NBR ISO 8402 qualidade nada mais é que “A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas”.
Exemplo:
Quando uma pessoa vai comprar um computador essa pessoa explica ao vendedor qual a configuração (requisitos), que o computador deve ter para que ele atenda a qualidade desejada. A qualidade de um computador esta ligada as necessidades do cliente.
Qualidade de software: A qualidade de software é “conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido” (Pressman).
Exemplo:
A qualidade de um software de “cadastro de clientes” (a entidade, o software) está relacionada com a satisfação de necessidades (requisitos) tais como: nome, endereço, telefone, CEP, RG, CPF, integridade, confiabilidade, etc. Para avaliar a qualidade de um software, você deve fazer uma lista destas necessidades e analisar cada uma destas necessidades em relação o que foi pedido especificado pelo usuário ou cliente.
Qualidade de produto: A qualidade do produto pode ser vista como um conjunto de características que devem ser alcançadas em um determinado grau, para que o produto atenda às necessidades de seus usuários. Cada característica pode ser detalhada chegando-se a um amplo conjunto de atributos, que descrevem a qualidade do produto de software. Assim, é necessária a escolha de um modelo que organize os atributos e permita avaliar a qualidade do software (Rocha, 2001).
Exemplo:
Quando o software é apresentado ao usuário (seja em qualquer fase) esse software tem que transparecer confiança, eficiência e facilidade de uso no que foi combinado (especificado), para que o usuário tenha uma percepção que o produto que estar sendo desenvolvido possa atingir as reais