Projeto de organizações com trabalho menos “prescritivo”
ESS 010 – ERGONOMIA I
RESUMO: PROJETO DE ORGANIZAÇÕES COM TRABALHO MENOS “PRESCRITIVO”
“Tréplica aos Textos de Jackson e Lima”
Autor: Prof. Mário Sergio Salerno
Itabira - MG
20 de abril de 2012
Introdução
O texto de Mário Sérgio Salerno trás a tréplica de uma discussão de análise metodológica quanto às alternativas de concepção de um projeto organizacional de forma menos prescritiva, sendo então a partir de uma análise ergonômica do trabalho para basear esta construção organizacional. Fazendo uma reflexão de como construir uma metodologia pouco prescritiva de projeto organizacional, com critérios alternativos para discutir a divisão do trabalho, critérios alternativos de coordenação do trabalho, espaços de negociação sobre as normas de produção do que foi chamado de gestão democrática.
Nesta tréplica, em resposta às réplicas de Francisco Lima e Marçal Jackson que contestaram aquele ao que denominou texto-base, busca-se dar a devida atenção à compreensão metodológica da organização, qual é o objetivo da ergonomia, e uma discussão sobre a perspectiva do trabalho, considerando a visão tendenciosa do autor quanto à escola francesa de análise do trabalho e da atividade.
Resumo
A problemática do texto-base concentra-se na busca de metodologias não prescritivas de projeto organizacional, vindo da demanda do “como fazer”. Colocando um desafio no desenvolvimento de uma abordagem alternativa consistente e abrangente, contendo um conceitual sólido com preceitos metodológicos claros e explícitos para serem usados em projetos de organizações. Abrindo assim uma discussão dos limites da análise ergonômica e dos limites da análise organizacional alternativa proposta.
Para tanto, localiza em correntes de projeto e análise organizacional e em algumas correntes da ergonomia uma afinidade de posturas e a possibilidade de um diálogo rumo a uma metodologia alternativa de projeto de organizações, utilizando a