QUALIDADE DE SOFTWARE
INTRODUÇÃO
Conceitos de qualidade são imprecisos e difíceis de serem aceitos por todas as pessoas, no entanto, métricas de qualidade de software surgem desde a década de 70 e vêm se desenvolvendo de forma a ajudar no processo de desenvolvimento de software.
A garantia de controle de qualidade de software está intimamente relacionada a atividades de verificação e validação e estão presentes em todo o ciclo de vida do software. Em algumas organizações não existe distinção entre essas atividades. Entretanto, a garantia de qualidade e os processos de verificação e validação de software devem ser atividades distintas. A garantia de qualidade é uma função gerencial, enquanto que a validação e a verificação são processos técnicos no desenvolvimento de software.
Qualidade de Software
A garantia de qualidade de software compreende uma série de ações que tem por objetivo medir o grau de qualidade encontrado no produto avaliado e assegurar que atenda às especificações explícitas e implícitas.
Ela depende de alguns fatores principais, como o processo de desenvolvimento utilizado, as pessoas participantes do projeto e a elaboração de atividades específicas voltadas para a garantia da qualidade. A fim de alcançar uma boa qualidade do produto, os processos de desenvolvimento. Desta maneira, a gerência de uma organização deve possuir um alto comprometimento com as técnicas de garantia de qualidade e exigir que todos os membros da organização também o tenham.
A garantia de qualidade está intimamente ligada ao conceito de software correto por desenvolvimento. Isto é, devem-se desenvolver artefatos que compõem o software com a qualidade já antes do primeiro controle da qualidade ou uso em etapas subsequentes do desenvolvimento ou em produção. Assim, aplicam-se métodos e medidas técnicas sólidas, conduzem-se revisões técnica bem definidas e se aplicam testes bem elaborados; tudo isso