higiene vocal
A falta de conhecimento da importância de certos cuidados básicos para preservar a voz pode ter como consequência o desencadeamento de algumas doenças laríngeas como, por exemplo, edemas, nódulos, pólipos, úlceras de contato, entre outras.
O trabalho de reeducação vocal abordado no livro “Higiene Vocal” tem como objetivo a conscientização das pessoas para o uso adequado da voz.
As alterações vocais afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional, gerando ansiedade e angústia.
Por isso, os profissionais que utilizam a voz como seu instrumento de trabalho, como por exemplo, nós atores, muitas vezes, necessitam de um treinamento de apoio para desenvolver o seu potencial vocal. Com este trabalho foi possivel perceber que o som e a voz estão relacionados um com o outro. Todos nós reproduzimos o que ouvimos atravez da fala.
A mente trabalha muito rapido, mal ouvimos e ela já quer dar a resposta atraves da fala e , por esse motivo é preciso controlá-la e também articular bem as palavras.
Se colocarmos a atenção na audição estaremos abrindo possibilidades de experimentar sensações novas , descobrindo o modo como uma determinada voz nos afeta mas lembrando sempre que devemos evitar gritar ou falar com muita intensidade pois esses são um dos habitos prejudiciais a nossa voz.
Trabalhar a respiração também foi fundamental para a realização das cenas, por isso que em sala de aula os exercicios de relaxamentos foram interligados com a respiração e também ao inspirar o ar e depois expirar através de som faz com que a voz saia sem forçar, assim não prejudicando a garganta.
A melhor voz não é aquela que se sobressai, que é a mais alta ou mais potente e sim aquela que sabe trabalhar suas dificuldades e a usa da melhor forma possivel, sempre dando abertura para novas experimentações.