Apostila
CURSO: Pós-Graduação em Gestão Escolar
UNIDADE: Arujá
DISCIPLINA: GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
PROFº: MARCELO PEREIRA
DATA: 19/07/2014
A organização escolar e a gestão educacional assumem, cada vez mais, a centralidade da educação no sentido da garantia do direito à educação de qualidade para todos os que tiverem acesso à escola, instituição cuja responsabilidade consiste na socialização do saber sistematizado existindo para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso a esse saber. Urge entendê-la, pois, nos ditames da complexa contemporaneidade a fim de poder, através da organização, fazer acontecer efetivamente, a educação para todos.
Com essa preocupação Mariano Fernández Enguita e Eduardo Terrén organizaram a obra Repensando la organización escolar: crisis de legitimidad y nuevos desarrollos oferecendo ao público preciosos elementos para o estudo e exame da organização escolar nos tempos hodiernos examinados através da perspectiva de renomados intelectuais internacionais que pesquisam sobre este tema e que participaram do Seminário organizado pela Universidade Internacional de Andaluzia (Espanha).
Os organizadores reuniram, nesta obra, onze estudiosos da educação preocupados com a organização escolar permitindo, assim, contrastar distintas perspectivas teóricas, diferentes realidades nacionais, variadas sensibilidades políticas e teóricas e diversos pontos de partida na articulação/indissociabilidade teoria e prática.
A reflexão inicial intitulada Centros, redes, proyectos é de Mariano Fernández Enguita, que articula a transformação da escola com a idéia do trabalho em rede posta em circulação na literatura já clássica no contexto da sociedade informacional, contexto este que o autor prefere denominar “sociedade transformacional” para salientar a vertiginosa realidade “intrageneracional” das mudanças sociais. Para Fernández Enguita, esta nova realidade põe