Higiene Vocal clarissa
A higiene vocal é dirigida para todos os indivíduos e principalmente para aqueles que utilizam mais a voz ou apresentam tendências de desenvolver alterações vocais. Essas pessoas que utilizam mais a voz são chamadas de profissionais da voz que são, por exemplo, os professores, cantores, atores, locutores, telefonistas.
A higiene vocal é muito importante para a prevenção e manutenção vocal, por isso, existem vários fatores que dever ser evitados para que ocorra uma higiene vocal adequada.
Fumo
O fumo é um dos principais hábitos que prejudicam a prega vocal, causando o ressecamento da mesma, pois, no momento em que se traga o cigarro, a fumaça quente agride todo o sistema respiratório que causa irritação, pigarro, edema, tosse, aumento da secreção , pólipos, hiperplasias displasias e infecções. A fumaça age diretamente sobre a mucosa, que é o tecido que reveste a laringe, e provoca duas reações: uma de defesa, através da descarga intensa de muco e a outra que provoca uma parada de movimentação ciliar do epitélio, ocasionando um depósito de secreção que provoca o pigarro.
A toxina do cigarro é diretamente depositada nas pregas vocais, e o depósito da nicotina nas pregas vocais provoca seu inchaço, em longo prazo, a voz engrossa e perde a potência, ficam mais pesadas e vibram menos ,o que faz com que a voz fique mais grave.
O fumo é um dos principais fatores desencadeantes do câncer de laringe e pulmão, o risco de fumantes desenvolverem o câncer de laringe é quarenta vezes maior do que os não-fumantes.
A pessoa não-fumante mas que fica exposta a fumaça do cigarro por certo tempo também pode apresentar alterações vocais. E além de prejudicar as pregas vocais, filhos de pais fumantes são mais suscetíveis a infecções de vias aéreas, gripes, asma e possuem menos desenvolvimento físico e intelectual, tem também efeitos negativos na