Revolução o Russa
Antecedentes :
Do feudalismo para o capitalismo
A) Czar Nicolau II
-Capitalismo dependente :
Desigualdade social ; devido a má distribuição de renda
- Mortalidade infantil
-Pobreza e miséria
B) Político
- Absolutismo centralizamento do poder do Czar II
C) Problemas climáticos
D) Guerra
Com tudo isso, os inimigos começam a criticar as idéias do Czar Nicolau II
Logo depois surgem os partidos russos
Karl Marx
Karl Heinrich Marx em 05 de maio de 1818, em Trier, Alemanha. Cursou Filosofia, Direito e História. Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Segundo ele, a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema. Este grande revolucionário participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados e foi o criador, com a colaboração de Engels, O Manifesto do Partido Comunista.
Não foram poupadas críticas ao capitalismo. Este notável personagem histórico faleceu em Londres, Inglaterra, em 14 de março de 1883, deixando muitos seguidores de seus ideais. Lênin foi um deles, e, na União Soviética, utilizou as idéias marxistas para sustentar o comunismo. Contudo, alguns marxistas discordavam de certos caminhos escolhidos pelo líder russo. Até hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.
O Manifesto do Partido Comunista
“A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes”
* Nota do autor (1ª ed.): Burguesia é a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção, que empregam o trabalho assalariado. Por Proletário compreende-se a classe dos