Revolução russa
A Revolução Russa de 1917 é considerada o modelo clássico de revolução proletária que destruiu a ordem capitalista e burguesa lançando os fundamentos do primeiro Estado socialista da história da humanidade. Assim como a Revolução Francesa de 1789 foi o modelo clássico de revolução burguesa que desmantelou a velha ordem feudal e aristocrática, criando as condições para o desenvolvimento do capitalismo moderno, e resultou também no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
CONCLUSÃO
Conclui que a Revolução Russa foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial. Sua importância decorre do fato de Ter provocado a ruptura da ordem socioeconômica capitalista, que se espalhava pelo mundo sob a hegemonia das grandes potências européias e dos Estados Unidos.
Por uma série de circunstâncias, a Rússia foi o primeiro país onde se tentou levar à prática as idéias do socialismo científico, elaboradas principalmente por Marx e Engels. A União Soviética, a partir de 1917, tornou-se o país pioneiro de uma experiência de enormes proporções, a da criação de uma sociedade socialista, permanecendo isolada nessa situação até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando inúmeros países passaram a fazer parte do mundo do socialismo.
Somente no fim da vida, Marx levantou a possibilidade de uma revolução socialista ocorrer na Rússia. As causas da Revolução Russa de 1917 foram as diversas derrotas na Primeira Guerra Mundial e em outras guerras, o governo absolutista e corrupto, crise econômica e administrativa do país, desigualdade social, fome, altos impostos, entre outros fatores.
DESENVOLVIMENTO
CENÁRIO DE CRISE
Embora possa ser citada como uma das nações protagonistas nas relações internacionais desenvolvidas ao longo do século