BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA NA MELHOR IDADE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BRUNO MARQUES
CHARLES DA SILVA OLIVEIRA
HIAGO FALCAO FERREIRA
PAULO DA SILVA FILGUEIRAS
RAFAEL MONTEIRO
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA DA MELHOR IDADE
ARACATI
2014
BRUNO MARQUES
CHARLES DA SILVA OLIVEIRA
HIAGO FALCAO FERREIRA
PAULO DA SILVA FILGUEIRAS
RAFAEL MONTEIRO
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA DA MELHOR IDADE
Seminário apresentado como requisito parcial na disciplina de Metodologia Científica, no
Curso de Licenciatura em Educação Física da
Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ
Orientador (a): Prof. Emanuelle Sampaio
Almeida Pinto
ARACATI
2014
INTRODUÇÃO
Os idosos, tem despertado interesse de várias áreas do conhecimento, pois o número de indivíduos que constituem este grupo está crescendo rapidamente no mundo. Com isso, a população idosa passa a ser considerada como público em potencial, com necessidades emergentes próprias, que cada vez mais exige emprenho e qualificação dos profissionais que desenvolvem ou desenvolverão trabalhos com ou para eles.
O Brasil, que era considerado um país de jovens, teve, a partir da década de 70, sua curva de crescimento populacional invertida: a pirâmide em que os jovens eram a base e os idosos o ápice sofreu uma retangularização, sendo a faixa etária de idosos a que mais cresce atualmente (Paschoal 2002).
Para Neri (2001b), essa mudança na estrutura etária deve-se à combinação de três fatores: redução da natalidade, redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida.
O IDOSO
Entende-se por idoso ou pessoa da terceira idade, indivíduos com mais de 60 anos de idade, instituído pelo estatuto do idoso(9).
O número de idoso e a expectativa de vida têm aumentado consideravelmente nos últimos anos, em 2009, existiam cerca de 9,7 milhões de idosos no Brasil e a expectativa era de 72,9 anos. Para 2025, é estimado que esses números cheguem a 32 milhões de idosos e uma expectativa de vida em torno