Hidróxidos e ácidos
R: Hidróxido de sódio: O NaOH na forma líquida (fundido) conduz bem a eletricidade por ser um composto iônico e muito solúvel.
A Solução aquosa de NaOH conduz bem a eletricidade, pois ocorre a dissociação iônica e por ser uma base forte.
Hidróxido de amônia: O hidróxido de amônio, de fórmula química NH4OH é uma base solúvel e fraca, mas a condução de energia elétrica é razoável.
Hidróxido de magnésio: O hidróxido de magnésio, de fórmula química Mg(OH)2 é uma base fraca, é um sólido branco. Tem uma suspensão com aproximadamente 8% de hidróxido de magnésio em água o que impossibilita a condução de energia elétrica.
Porque o ácido sulfúrico conduz mais energia que o ácido acético?
R: A condutibilidade elétrica de soluções está diretamente relacionada à quantidade de íons livres presentes na solução. Quanto mais íons livres, mais facilmente a eletricidade irá orientar esses íons e mais corrente elétrica passará por eles.
No caso dos ácidos sua força é medida pelo grau e ionização, que é a razão entre o número de íons formados e o número de moléculas postas na solução. No caso do ácido acético, o grau de ionização é baixo, quando em solução, a produção de íons H3O+ e CH3COO- é baixa, ou seja, ele é um ácido fraco.
Assim a condução da corrente elétrica acontece, porém é baixa.
Já o ácido sulfúrico, tem grau de ionização alta, quando em solução, a produção de íons H3O+ e HSO4- é alta, ou seja, ele é um ácido forte e a sua condução de corrente elétrica é alta.