Determinação da concentração de um ácido monoprótico e diprótico através de solução de hidróxido de sódio padronizada
Relatório de Química Experimental apresentado ao IFPR – Instituto federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestral
PARANAVAÍ
2014
1 Introdução
Consideramos que além da familiarização do aluno com operações e técnicas mais frequentes nos processos químicos, é importante o trabalho experimental com metodologias analíticas, tendo em vista um dos objetivos do curso de química que visa a preparação do profissional químico laboratorista. Na atividade de laboratório, seja em nível acadêmico ou na própria indústria, as substancias são usadas, de modo geral, na forma de soluções.
Numa solução além da proporção entre a quantidade de soluto e de solução ( ou solvente ), expressa na forma de uma “concentração” é indispensável que se conheça as características especificas de cada soluto, na preparação adequada dessa solução.
Dependendo da utilização da solução as mesmas devem ser consideradas segundo duas características básicas.
1.1 Solução padrão
Usadas para fins analíticos contendo uma quantidade exatamente conhecida de um reagente qualquer, na unidade de volume. Essa concentração é expressa com exatidão (quatro decimais).
Ex.: 0,1538 g/l (massa/volume)
0,8543 mol/L (numero de mols/volume)
1.2 Preparação de Solução Padrão
O titulo das soluções padrão deve ser conhecido com grande exatidão. O grau de exatidão requerido é maior do que o correspondente aos trabalhos analíticos mais comuns. Assim sendo é desejável que o titulo das soluções padrão possa ser determinado com um erro inferior a 0,1%.
A preparação de uma solução padrão