ética e politica
57
ÉTICA E POLÍTICA1
Eli Diniz
Instituto de Economia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
A questão da relação entre ética e política não é apenas um tema para o debate entre especialistas, mas extrapola os limites da Academia, interessando tanto os que lidam diretamente com a política, na qualidade de participantes ativos e profissionais, quanto observadores e eleitores no exercício de seus direitos de cidadania.
Não se trata evidentemente de um interesse neutro. Ao contrário, o objeto em si suscita ampla controvérsia, dado o preconceito mais ou menos generalizado em relação à atividade política, percebida como campo muito pouco propício a comportamentos ditados pela moral. Efetivamente, nem sempre há convergência entre prática política e princípios morais, entre respeito à verdade e eficiência no exercício do poder. Este desencontro é muitas vezes interpretado em termos de uma incompatibilidade inelutável, a situar Ética e Política em domínios opostos. Por outro lado, há uma forte expectativa, particularmente nos regimes democráticos, de que os governantes se conduzam de acordo com critérios de probidade e justiça na administração dos negócios públicos.
Além de mobilizar as atenções de um vasto público, trata-se de um tema de longa tradição no pensamento político que, ao longo dos séculos, foi focalizado dentro de distintos campos teóricos, sob diferentes óticas, tendo em vista finalidades igualmente diversas. Entre as várias formas de tratar este objeto, decidi adotar a perspectiva da análise política, sem desconhecer a pertinência de uma abordagem filosófica, igualmente relevante. Esta última, porém, exigiria um recuo à Antiguidade Clássica, remontando aos filósofos gregos, particularmente Platão e Aristóteles, o que estaria muito além dos objetivos desta palestra.
57
58
REVISTA DE ECONOMIA CONTEMPORÂNEA Nº 5 JAN. – JUN. DE 1999
I
Tendo em vista essa escolha, tomo como ponto de partida a