Relatório - preparação de soluções de ácido clorídrico, hidróxido de sódio, biftalato de potássio e carbonato de sódio
Relatório de Química
Experimento 7 : Preparação de soluções de ácido clorídrico, hidróxido de sódio, biftalato de potássio e carbonato de sódio
Turma : 2005 EM 12
Bancada: 2
Data : 03/05/12
Introdução: Definimos solução quando em uma mistura somente uma fase está presente, uma mistura heterogênea não é considerada uma solução. As soluções podem ser classificadas quanto ao seu estado físico: sólido, líquido, gasoso. O preparo de uma solução consiste na mistura de dois componentes, um chamado soluto e outro solvente, e em diversos casos o componente considerado solvente é o que está em excesso em relação aos outros. De forma usual, consideramos o solvente como o componente por meio do qual as partículas do soluto são preferencialmente dispersas. No estudo a seguir trabalharemos com dois tipos de solutos, sólido e líquido, e apenas solvente líquido.
Um fator importante é a medição da concentração de uma solução, que pode ser representada por diversas formas. Temos como unidades de concentração a concentração molar (g/L), título (g/g ou L/L), molaridade (n/L), normalidade (e/L), entre outros. Definimos no uso da normalidade e como número de equivalência e medimos através da razão massa por equivalente grama, sendo este medido pela razão massa molar por módulo da carga do íon. A normalidade será a unidade de concentração utilizada no trabalho a seguir.
Materiais e reagentes * Béquer (250 ml) * Pipeta(10 ml) com êmbolo * Balão volumétrico (100 e 250 ml) * Frasco âmbar * Papel seda e absorvente * Água destilada * Colher * Balança semi analítica * Ácido clorídrico (37%) * Bastão de vidro * Hidróxido de sódio * Carbonato de sódio * Biftalato de potássio * Funil
Procedimento Experimental 1. Preparar cuidadosamente 250 ml de solução de ácido clorídrico, na concentração 0,8 N. Massa Molar (g/mol)