Titulação de ácido acético e hidróxido de sódio
Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base.
O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de moles de iões H3O+ provenientes do ácido iguala o número de moles de iões OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado, ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.
Este relatório tem por objetivo descrever todo o procedimento efetuado durante a aula de química analítica quantitativa, que foi realizada no Instituto Federal de Goiás, com o objetivo de padronizar uma solução de padrão secundário como o Hidróxido de Sódio (NaOh) com uma solução de padrãoprimário, com a técnica de titulação.
Desenvolvimento
Parte Experimental 1. Materiais utilizados:
Água destilada
Bastão de vidro
Béquer de 200 mL
Bureta
Suporte para bureta
Balão volumétrico
Balança
Papel manteiga
Pipeta Volumétrica
Erlenmeyer
Reagentes:
Hidróxido de sódio (NaOH) Hidrogenoftalato de Potássio(HKC6H4(COO2))
Acido Acético (H3CCOOH)
Fenoftaleina
Funil
Titulação de um padrão secundário:
- Preparo do NaOH: [pic]
Antes do primeiro procedimento experimental foram feitos cálculos para saber qual a quantidade deNaOH seria pesado. (Cálculos em anexo).
Após os cálculos foi pesado 2 g de Hidróxido de sódio (NaOH) no papel manteiga, dentro da estufa, pois se trata de uma reação exotérmica, sendo adicionado 50ml de água destilada e então