Determinação do ácido acético no vinagre
Esta experiência teve como objetivo determinar o teor de ácido acético no vinagre (C2H4O2) – titulado – utilizando a solução padrão – titulante – Hidróxido de Sódio 0,1 mol/l (NaOH 0,1 M).
2 - Introdução:
Neste relatório será descrito o procedimento de determinação de Ácido Ácético no Vinagre elaborado no laboratório, através de uma titulação.
• Ácido Acético:
O ácido acético (CH3COOH) é um ácido fraco (Ka = 1,753 x 10-5), monoprótico, ele é amplamente usado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,8% (m/m) (densidade de 1,051gcm-3) ou em soluções de diferentes concentrações, cuja concentração pode ser determinada facilmente por titulação com uma solução de base forte, usando fenolftaleína como indicador, pois sua viragem acontece em um intervalo de pH: 8,3 a 10. Utilizando hidróxido de sódio como a base forte, a reação que se processa na titulação é:
CH3COOH (aq) + NaOH (aq) CH3COONa (aq) + H2O (l)
A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de ácido acético, que é seu componente mais importante da oxidação do álcool no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% (m/v) de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para o vinagre comercial.
• Titulação:
A titulação é um processo físico para determinação da concentração em valores específicos de uma substância desconhecida podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.
• Titulado:
Quando não se tem nenhuma informação sobre ele (amostra desconhecida).
• Titulante:
Quando se tem todas as informações sobre ele (concentração, volume, etc – amostra conhecida).
Contudo, para realizar o cálculo, utiliza-se a seguinte fórmula:
Ma . Va = Mb . Vb
Onde, então:
Ma = Molaridade do Ácido.
Va = Volume do Ácido.
Mb = Molaridade da