volumetria de neutralização
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO: Teor de Ácido Acético no Vinagre
Londrina
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
MATERIAIS E REAGENTES 3
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 3
Preparo e Padronização das Soluções 3
RESULTADOS: Teor de ácido acético no vinagre 4
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
A titulação é o processo no qual se mede quantitativamente a capacidade de uma substância se combinar com outra. A titulação consiste em adicionar controladamente, por intermédio de uma bureta, uma solução (titulante) sobre outra solução (titulado) que normalmente está em um erlenmeyer até que a reação se complete. Uma das soluções tem que ter a concentração conhecida e a concentração da outra solução é determinado por comparação (BACCAN, 2011).
As titulações de neutralização são largamente empregadas para determinar as quantidades de ácidos e bases. Estas dependem da reação química entre o analito e um reagente padrão. O ponto de equivalência química é localizado por um indicador químico ou um método instrumental (SKOOG et al., 2006).
Como já referido anteriormente, um das soluções deve ter a concentração conhecida e, nesse sentido, faz-se necessário uma análise prévia dos reagentes utilizados. Na titulação de interesse do presente relatório, o reagente utilizado para determinação do teor de ácido acético no vinagre, por meio de uma reação de neutralização, é o hidróxido de sódio.
O hidróxido de sódio é um padrão secundário, pois o mesmo é higroscópico, o que afeta a precisão de sua pesagem, além disso, ele absorve dióxido de carbono formando carbonato de sódio. Tais características do NaOH levam a alteração na concentração da solução do mesmo. Por esta razão é necessário preparar uma solução de NaOH próxima daquela desejada e determinar a sua concentração real através de titulação contra