Hermenêutica Jurídica
CAIO FERRAZ
RODRIGO FIGUEIREDO
CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO (CAPITULO 6. TEORIAS MODERNAS SOBRE CULTURA)
BELÉM
2014
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO: DIREITO
TURMA: 2DIN3
ALUNOS: Bruno Titan, Caio Ferraz e Rodrigo Figueiredo
CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO (CAPITULO 6: TEORIAS MODERNAS SOBRE CULTURA)
Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia, como requisito parcial de avaliação da 1ªNI, sob orientação do professor Jorge Luiz Oliveira dos Santos.
BELÉM
2014
BRUNO TITAN
CAIO FERRAZ
RODRIGO FIGUEIREDO
CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO (CAPITULO 6: TEORIAS MODERNAS SOBRE CULTURA)
Avaliado por:
Professor:_____________________
Data:____de_______de____
Nota:_____________
BELÉM
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................REFERÊNCIAS................................................RESUMO
O intuito deste trabalho é a reconstrução do conceito de cultura, que fora partilhado em várias partes. Roger Keesing foi um dos pioneiros a sintetizar seus esforços para a obtenção deste objetivo. Para Keesing, a cultura é um sistema adaptativo, onde o mais bem adaptado se adéqua ao meio em que está inserido. No seu artigo “Theories of Culture”, onde tenta obter uma precisão conceitual sobre cultura, através de suas classificações das tentativas modernas.
De acordo com os neoevolucionistas Leslie White, Sahlins, Harris, Carneiro, Rappaport e Vayda, cultura são sistemas que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos sociais, geográficos e biológicos. Keesing, apesar das divergências, seguia a mesma linha de raciocínio dos outros teóricos.
Para Geertz, os homens ao nascer estão aptos a receber um “programa”. E esse programa é chamado de cultura, ou seja, ao nascer à criança está preparada para se adequar a qualquer cultura que lhe for imposta.
Palavras-chave: Cultura. Adaptação. Neoevolucionistas.