recursos humanos
118) afirma que “[...] as organizações buscam ações voltadas às constantes capacitações das pessoas, com intuito de torná-las mais eficazes naquilo que fazem”.
Nota-se então que para o colaborador realizar eficazmente suas atividades diárias, é indispensável que a organização forneça a estrutura, os recursos necessários e principalmente desenvolva projetos de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) de pessoas, para a obtenção e conservação das competências exigidas pelos cargos.
Partindo desse principio, o objetivo deste artigo é propor a empresa estudada a aplicação de métodos de treinamento para aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes dos funcionários de seu setor de vendas, além do desenvolvimento pessoal dos mesmos na intenção de melhorar o relacionamento interpessoal com a equipe de trabalho e com os próprios clientes.
Ao sugerir a introdução de um programa de Treinamento e Desenvolvimento direcionado aos funcionários do setor de vendas do Grupo F&G Construções (nome fictício), intenciona- se o aumento de resultados positivos para a organização, tendo em vista que o vendedor bem treinado poderá ampliar suas vendas ao atender melhor as necessidades de seus clientes, diminuindo o índice de insatisfação e contribuindo para a fidelização dos mesmos. Por meio da aplicação deste programa deverá também prevenir erros na execução das vendas fazendo com que a empresa evite gastos extras ao repará-los.
A obtenção dos dados necessários ao desenvolvimento de um plano de melhorias para a organização em questão, foi feita por intermédio da pesquisa de campo que se utilizou de entrevistas informais e formulários com perguntas fechadas, distribuídos aos funcionários da área deficiente estudada. Foi empregada também a