Henri Wallon
Nascido na França em 1879, Henri Wallon dedicou sua vida ao ser humano.
Atuando como médico, professor e psicólogo, ele desenvolveu estudos e teorias que beneficiaram tanto a Psicologia, quanto a Pedagogia. Criado em um ambiente humanista, desde cedo teve seu interesse pelo social, pelo humano, despertado.
A biografia do mesmo me mostrou que ele era um homem bastante ativo.
O interesse pela psicologia infantil leva Wallon a considerar a Pedagogia como área de extrema importância para a Psicologia, Considerava que entre a psicologia e a pedagogia deveria haver uma relação de contribuição recíproca. Via a escola, meio peculiar a infância e ‘obra fundamental da sociedade contemporânea’, como um contexto privilegiado para o estudo da criança. Assim, a pedagogia oferecia campo de observação à psicologia, mas também questões para a investigação. A psicologia, por sua vez, ao construir conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento infantil ofereceria um importante instrumento para o aprimoramento da prática pedagógica.
Acreditava que para um estudo eficaz do desenvolvimento era necessário levar em conta os vários campos funcionais: afetividade, conhecimento e motricidade. Cada atividade da criança resulta, então, da integração pela pessoa do cognitivo com o afetivo e com o motor. O movimento é a primeira forma de expressão da criança e é o primeiro campo a se desenvolver. É através do movimento que desenvolvemos nossa percepção. Wallon ressalta a que a motricidade, percepção do eu corporal, é indissociável e necessária ao desenvolvimento do eu psíquico.
Com o apoio da teoria walloniana (como sé chamada a teoria de Wallon)mé possível que se eduque e conheça crianças de forma confiável, sempre observando cada estágio. Levando em conta principalmente a relação que a criança mantém com as pessoas e com a realidade ao seu redor. Conclui-se assim que a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon condiz com a realidade