Hatha yoga
“Hatha Yoga é uma das sete linhas clássicas do Yoga no qual se desenvolve um sistema de técnicas psicossomáticas minuciosamente elaboradas que servem como um instrumento para a transformação do corpo humano em um “corpo divino”. A intenção básica dessa tradição de Yoga é a de preparar o corpo para práticas espirituais, além de atuar profundamente na estrutura psicofísica, conferindo-lhe saúde perfeita e equilíbrio”. (Packer, 2008, p. 60)
Conforme Hermógenes (1967, pg 24) o termo Hatha é composto pelas sílabas sânscritas Ha e Tha. Ha significando o Sol e Tha, a Lua, símbolos dos dois pólos, pelo equilíbrio e interação dos quais o universo se mantém.
De acordo com Gharote (2000, pg57) o Hatha Yoga tem por fundamento a teoria de que as correntes do prana fluem em nosso corpo por meio de padrões e que a forma que pensamos ou agimos depende da natureza .desses padrões. As correntes de prana fluem por canais chamados nadis, que são muitos no corpo humano, estando interconectados, formando plexos em diversas regiões. Se houver funcionamento inadequado do corpo e da mente pode ser debitado a má passagem de correntes do prana por um ou mais nadis. O Hatha Yoga procura ajustar essa arquitetura, procurando passagens naturais dos nadis para o fluxo livre de prana. As posturas que se originam do Hatha Yoga foram desenvolvidas como forma de controlar a mente, purificando e disciplinando o corpo físico com a mente.
Caracteriza-se pela prática de 8 principais componentes:
ÁSANAS- posturas psicofísicas, podem ser de flexão anterior ou posterior, lateralidade, rotação da coluna e inversão. Estas posturas atuam intensamente desde a área muscular, tendões, plexos nervosos e glândulas endócrinas até órgãos internos e todos os centros de energia vital;
PRANAYAMAS- práticas respiratórias de purificação para uma maior e mais consciente absorção, armazenamento e direcionamento do prana (energia vital). Limpando os nadis (canais energéticos), fortalecendo os chakras