Passeio pela história da cidade de são paulo
PASSEIO PELA HISTÓRIA DA CIDADE DE SÃO PAULO
-2.010-
Diane Cristina Oliveira Macagnan nº 10 1ºQ
PASSEIO PELA HISTÓRIA DA CIDADE DE SÃO PAULO
-2.010-
TURISMETRÔ – Roteiro Sé
Guias – Ana e Amanda
Realizado dia 30/10/10 às 09:00h
ARTE NO METRÔ O metrô de São Paulo é considerado um dos mais limpos e seguros do mundo, e apesar de não ser o maior em extensão, vem se expandindo bastante, principalmente por causa da realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Há várias esculturas e pinturas espalhadas pelas estações de metrô, além de diversas exposições temporárias. Podemos observar um mapa das artes que indica as estações que possuem as obras de diversos artistas.
LARGO DE SÃO BENTO Neste local ficava a tribo do famoso cacique Tibiriçá. Os índios tamoios eram contra a invasão de suas terras e os que se aventuravam nunca retornavam. A tribo que ali residia hospedavam os corajosos aventureiros em sua taba por algum tempo, lhe ofereciam mulheres para que pudessem procriar e depois numa grande festa antropofágica, matavam e comiam os prisioneiros. Após algum tempo, Tibiriçá permitiu a aproximação euro-americana, e o próprio cacique indicou o local onde futuramente seria fundada a cidade de São Paulo.
IGREJA DE SÃO BENTO Na verdade trata-se da Abadia de Nossa Senhora da Assunção. Foi fundada no mesmo local onde ficava a taba do cacique Tibiriçá em 1598. Lá estão expostas as primeiras esculturas de barro do Brasil. O lema dos monges beneditinos que lá estão instalados é “Ora e labora.”. Infelizmente, devido a intempéries, o passeio foi interrompido nesse ponto da visita, mas o roteiro inclui ainda:
PRAÇA DO PATRIARCA É uma homenagem ao patriarca José Bonifácio Andrada e Silva. Trata-se de uma praça recente com apenas algumas décadas de vida e foi construída por necessidade de ampliar-se o espaço para o trânsito naquele local, ligando Anhangabaú, Viaduto do Chá, Rua Direita e Rua Barão de Itapetininga.
PATEO