Resenhas
NOME: Glaucia Regina Prado
Disciplina: Biologia
Turma: NT- A30
MATRIZ EXTRACELULAR
INTRODUÇÃO
A matriz extracelular é o agrupamento de elementos intercelulares dos organismos multicelulares.
Todos os tecidos, os orgãos e os sistemas são resultados de associações de diferentes tipos de células e matrizes extracelulares. Substância de composição variada e produzida pelas células. No tecido conjuntivo propriamente dito, a matriz extracelular contém a substância fundamental.
A substância fundamental é formada por:
GLICOSAMINOGLICANAS + PROTEOGLICANAS + GLICOPROTEÍNAS
As células da camada basal dos epitélios ligam- se a lamina basal. A conexão entre a célula e a lamina ocorre através das hemidesmossomas (estruturas de proteínas integrinas que formam junção de adesão).
As funções mais importantes da matriz extracelular:
•Preencher os espaços não ocupados pelas células;
•Resistência aos tecidos;
•Meio por onde chegam os nutrientes e sejam eliminados os dejetos celulares;
•Ancoragem para as células;
•Veiculo de migração das células;
•Meio para transporte de sinais intercelulares
COMPOSIÇÃO
A matriz extracelular é constituída por vários tipos de moléculas, algumas das quais são altamente organizadas formando estruturas complexas como membranas basais. Além de fornecer apoio mecânico e compor um meio ideal para transporte de substâncias, hoje é sabido que a matriz extracelular exerce influência sobre as células que as produzem, havendo dessa forma uma intensa interação entre ambas.
A matriz extracelular é formada por elementos fluidos e fibrosos. Os fluidos são as glicosaminoglicanas (polissacarídeos) e proteoglicanas (complexos glicoprotéicos). Os fibrosos são proteínas estruturais (colágeno ou fibras colágenas) e proteínas adesivas (fibronectina e laminina – ambas glicoproteínas fibrosas).
Glicosaminoglicanas:
São polímeros de dissacarídeos formados por um ácido urônico e uma hexosamina (aminoaçúcar).