Reumatismo e Yoga
Este trabalho destina-se a realizar uma pesquisa relacionando reumatismo com as práticas do Yoga.
reumatismo
Segundo Keiserman (2007) sob a denominação reumatismo estão mais de 100 doenças diferentes. Muitos pensam em reumatismo quando sentem dores ao longo dos músculos e tendões (os pacientes freqüentemente mostram tendões e os identificam como nervos). Outros, referem-se às doenças articulares. Todos estão certos, mas falta muito mais. Nos modernos livros-texto de reumatologia não há a preocupação em conceituar-se reumatismo. Realmente, a diversidade de doenças reumáticas existentes impede uma definição que abranja adequadamente todas elas pois os mecanismos causadores das doenças e os órgãos atingidos variam bastante.
Segundo o autor, de maneira geral, doenças diferentes provocam artrite. Toda vez que houver artrite não-traumática há um reumatismo. As articulações são os locais preferenciais dos reumatismos mas estes podem comprometer outros órgãos. A doença articular mais freqüente é a artrose (ou osteoartrite). O tecido primariamente comprometido é a cartilagem articular.
Yoga
Existem diversas linhas do Yoga, enre eles o Hatha Yoga que é uma das sete linhas clássicas do Yoga, na qual se dá ênfase especial aos àsanas (posturas psicofísicas) e pránáyámas (exercícios respiratórios). O Hatha Yoga é a corrente de Yoga mais praticada hoje em todo o ocidente devido aos benefícios físicos que proporciona. Por proporcionar estes benefícios físicos é que a Yogaterapia, baseada em técnicas do Hatha Yoga, vem se expandindo em todo mundo.
Nesta visão é que diversos autores expõem em seus livros e trabalhos práticas que atenuam as patologias reumatológicas. Entre eles citamos a obra Autoperfeição com Hatha Yoga (2005), onde o autor cita asanas que se praticados com regularidades atuam as dores reumáticas.
Técnicas aplicadas à atenuação do reumatismo
Padmasana
Paschimotanasa
Ardha Matsyendrasana