TRABALHO ESCRITO DE AROMATERAPIA
AROMOTERAPIA: O USO DE OLÉOS ESSENCIAIS NAS TERAPÊUTICAS
VITÓRIA DA CONQUISTA
MARÇO – 2015
AROMOTERAPIA: O USO DE OLÉOS ESSENCIAIS NAS TERAPÊUTICAS
Trabalho escrito de grupo do 5º semestre, apresentado ao Curso de Graduação em Estética e Cosmética da FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste, para a disciplina: Aromoterapia e Cromoterapia.
Professor(a): Josy Brito
VITÓRIA DA CONQUISTA
MARÇO – 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------- pág. 4
DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------- pág. 5 - 14
CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------- pág. 15
REFERÊNCIAS ----------------------------------------------------------------------------- pág. 16
INTRODUÇÃO
HISTÓRIA DA AROMATERAPIA:
A história da terapêutica começa, provavelmente, por Mitridates, no século II a.C., sendo ele considerado o primeiro farmacologista experimental. Em meados do século passado, foi encontrado em Luxor, no Egito, o Papiro de Ébers, de 1550 a.C., no qual estavam registradas 700 drogas diferentes, inclusive extratos de plantas. Nos rituais que envolviam fogueiras, muitas vezes os homens queimavam plantas aromáticas e descobriam que sua fumaça provocava ora sonolência, ora revigoramento, e outras sensações, evidenciando desta forma algumas de suas propriedades curativas. Observando os efeitos da “fumaça” sobre a mente, a humanidade passou a atribuir poder à mesma.
As culturas mais antigas valorizavam os benefícios terapêuticos dos óleos de plantas aromáticas. A antiga literatura védica da Índia e os textos históricos da medicina chinesa documentam a importância dos óleos aromáticos para a saúde e para a espiritualidade.
Registros procedentes do Oriente mostram que