Trabalho sobre Asanas Yoga
SIDDHASANA – Postura Perfeita
Hatha Pradipika
Execução: Colocar o calcanhar esquerdo firmemente contra o períneo, fixar o outro pé sobre o membro viril, o queixo firmemente fixado no peito, deve-se permanecer imóvel, com os sentidos controlados e o olhar fixo entre as sobrancelhas. A região do períneo é o espaço compreendido entre o ânus e os genitais. O queixo deve ser pressionado contra o peito a quatro dedos do coração. Dos 84 asanas, o Siddhasana é o único que purifica os 72 mil nadis (todos os tipos de passagens dentro do corpo como tubos respiratórios, digestivos ou caminhos por onde passam os nervos, e passagens de prana). A importância do Siddhasana reside na purificação dos nadis.
Gheranda:
A forma de execução se assemelha ás técnicas do Hatha Pradipika, mas podemos incuir alguns detalhes como ter as mãos posicionadas em Jnana Mudra (união dos dedos indicador e polegar, o restante estendido). Esse é uma postura principalmente meditativa, utilizada na busca espiritual.
Caio Miranda: Caio Miranda coloca que essa postura desperta os “siddhis” (poderes psíquicos), e que daí vem a origem do seu nome.
Benefícios:
Ajuda a combater problemas de insonia, melhora o funcionamento do sistema digestivo, e é ótimo para a concentração e alinhamento da coluna. Acredita-se que a Postura Perfeita ajuda a avivar o poder cósmico divino (Kundalini Shakti) dormente no mais baixo centro nervoso na base da coluna através da purificação dos nadis (ductos para a passagem da energia nervosa).
Contraindicação:
O Asana é contraindicado para pessoas que tenham problemas nos joelhos, flexionar somente até onde não se sente dor.
*Os benefícios e as contraindicações eu só localizei na internet, links nas referências.
PADMASANA – Postura de Lótus
Hatha Pradipika Execução: Fixar nas coxas, com vigor, os dois pés virados para cima, o queixo no peito e as palmas viradas para cima na região entre as duas coxas e subir o prana (respiração, processo