hatha yoga
HATHA YOGA
T.V. NEVES¹; T.F. LIMA²; M. L. G. R. ADORNO³
1-Massoterapeuta, Acadêmico do curso de fisioterapia do CEULP-ULBRA. tiago_fantasma@hotmail.com 2-Acadêmica do curso de fisioterapia do CEULP-ULBRA.
3-Mestre em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, professora do curso de Fisioterapia do CEULP-ULBRA.
RESUMO: O objetivo deste estudo foi conhecer melhor os movimentos que acontecem dentro da prática do Hatha Yoga, uma arte indiana milenar que trabalha aspectos filosóficos e psicossomáticos do ser humano. Esta pesquisa limitou-se a fazer uma abordagem músculo-esquelética e cinesiológica dos asanas (Ou “Posturas”), que são as partes mais físicas do treinamento do Yoga. Através de fotos e vídeos foram feitas análises de movimento das articulações e ações dos músculos durante a execução das Posturas, realizadas por uma professora de Yoga. Todas as posturas foram analisadas segundo as referências de autores renomados e foram realizadas de acordo com a tradição do Hatha Yoga. A análise revelou grande riqueza de ações musculares e de trabalho articular dentro de cada Postura. Concluiu-se que o Hatha Yoga é uma arte importante no realinhamento da coluna vertebral, no desenvolvimento de consciência corporal, na flexibilidade muscular e articular e na manutenção da saúde músculo-esquelética do ser humano que a pratica.
PALAVRAS-CHAVE: yoga; posturas; análise.
INTRODUÇÃO: O Yoga é uma arte indiana que surgiu há cerca de 5 mil anos (GULMINI, 2006, p. 25), mas somente em 200 a.C. os conceitos do Yoga foram organizados e codificados, por um homem chamado Patañjali através de sutras (Ou aforismos), no caso, yogasutras (RODRIGUES, 2006, p.45). Patañjali determina que “Yoga é a paralisação temporária dos turbilhões da mente” (em sânscrito: Yoga Citta Vritti Nirodah). Controlar o fluxo de pensamentos, baixar o ritmo da mente, esse é o objetivo do Yoga. Há várias linhagens ou correntes do Yoga. A linhagem da qual