Estudo da ética para a formação no ensino superior
Este trabalho pretende fazer reflexões, acerca da atual situação do Ensino Superior, no que se refere à construção de conhecimentos sobre a ética, contribuindo para uma prática no processo da formação do aprender e do saber.
Reconhecendo a universidade como espaço fundamental para a convivência social, ressalta-se a relevância do seu papel na formação humana. Vislumbra-se nesta, um espaço essencial na preparação de indivíduos para o exercício da sua profissão consciente, considerando a importância da prática de atitudes éticas na sociedade.
O homem possui uma capacidade distinta que se manifesta pelo exercício do entendimento e organização do mundo. Não se pode agir a não ser que se veja um caminho, nesse ponto, as questões da ética aparecem. Em busca de conhecer como a ética é teorizada, voltou-se à atenção para algumas concepções filosóficas, pois, compreende-se que a Filosofia patrocina a prática da reflexão.
A ética pode ser percebida a partir de Sócrates, através do conhecimento do homem e suas ações virtuosas. Em Abrão (1999, p. 44-45), a ética é abordada na seguinte perspectiva:
A Sócrates interessam o homem e suas ações, exatamente aquelas tidas como virtuosas, numa época em que ser virtuoso é quase sinônimo de cidadão e tudo se justifica em nome da virtude - até mesmo as injustiças. Ele pergunta o que é a sabedoria, a beleza, a coragem, a justiça, porque procura, a partir desses diversos aspectos da virtude, chegar à questão das questões: o que é a virtude? Conhecê-la torna-se, assim, o principal objetivo do verdadeiro conhecimento – só pratica o mal quem ignora o que seja a virtude. E quem tem o verdadeiro