habitos saudáveis
A imagem corporal é um conceito multidimensional que descreve amplamente as representações internas da estrutura corporal e aparência física, em relação a nós mesmos e aos outros. O componente subjetivo se refere à satisfação de uma pessoa com seu tamanho corporal ou partes específicas. Atualmente, alguns pesquisadores em ciências do esporte e exercício têm estado interessados em sua avaliação, pois se acredita que ela possa exercer um importante papel na seleção da atividade física e aderência continuada aos programas de exercício.
O padrão de beleza valorizado na sociedade associado à magreza, acaba por salientar os aspectos relacionados com a forma, desconsiderando a diversidade das constituições físicas que estão presentes na população mas também aspectos de saúde. Apesar de existirem valores de índice de massa corporal e percentual de gordura adequado para a saúde, acredita-se que o tipo físico possa ser determinado culturalmente.
Indivíduos obesos apresentam imagens corporais negativas, o que evidencia a composição corporal como um dos fatores capazes de influenciar tal percepção. Essa insatisfação tem sido um dos principais motivos que levam as pessoas a realizarem atividade física em busca de melhor aparência, o que faz aumentar a procura de academias, clubes ou centros de saúde.
De fato, os exercícios têm sido utilizados como um meio para reduzir o peso corporal de indivíduos insatisfeitos com a própria imagem. Contudo, uma imagem corporal negativa pode, paradoxalmente, diminuir a motivação para a prática de atividades físicas ou aumentar o engajamento em programas de exercícios. Hausenblas e Fallon (2006) verificaram que o exercício proporciona diminuição da depressão, melhoria do bem estar psicológico e que indivíduos ativos apresentam imagem corporal mais positiva, independente da idade e sexo. Entretanto, a relação com o exercício pode ser dependente de fatores como condição de saúde e composição corporal, por exemplo.
A prevalência