Sistema de Informação Distribuído
A segurança das informações em qualquer sistema é extremamente importante, pois é ela que garante que o sistema conseguirá fazer aquilo pelo qual foi projeto, de maneira correta e para os usuários corretos. Muitas informações mantidas ou que trafegam em sistemas distribuídos são sensíveis e sigilosas, portanto sua segurança é fundamental e consiste em três aspectos: confiabilidade, integridade e disponibilidade.
Uma característica marcante dos sistemas de informação distribuídos, que são construídos a partir de uma variedade de redes, sistemas operacionais, hardwares e linguagens de programação variadas, é a transparência, cujo objetivo é tornar certos aspectos da distribuição e da funcionalidade do sistema invisíveis ao usuário, parecendo não existir, quando na verdade existem. A transparência é o atributo que esconde de usuários/aplicativos detalhes de funcionamento do sistema distribuído, de tal forma que exista a impressão de se tratar de um sistema centralizado.
Os SIDs possuem grande tolerância a falhas, ou seja, grande capacidade do sistema sobreviver a falhas em algum dos seus elementos. Uma falha em algum tipo de