Unip
SISTEMAS PARA INTERNET E SOFTWARE LIVRE
Prof. Emanuel Matos
Sumário – Unidade I
Principais tecnologias da rede digital Computação cliente/servidor Comutação de pacotes TCP/IP Sistemas de informação Estratégias de processamento Ambiente de computação
Computação cliente/servidor
Cliente local
Cliente web
Servidor
Computação cliente/servidor – Definição
A computação cliente/servidor é um modelo de computação distribuída em que uma parcela do poder de processamento fica dentro de pequenos e baratos computadores-clientes. A computação cliente/servidor vem substituindo em grande medida a computação centralizada em mainframes.
Computação cliente/servidor – Local e Internet – Visão hardware
Os computadores que disponibilizam informações funcionam como servidores que podem ser acessados por outro computador-cliente ligado à Internet.
Cliente Local
Cliente WEB
Servidor
Computação cliente/servidor – Local e Internet – Visão software
Algumas vezes, o software é dividido em mais partes, separadas mas interdependentes, chamadas de cliente/servidor. O software servidor é responsável pelo armazenamento e gestão dos dados. Tanto o cliente como o servidor podem efetuar qualquer outro processamento necessário.
Computação cliente/servidor – Benefícios
Benefícios: diferentes partes do software são construídas e modificadas independentemente; permite que o software servidor seja construído para atender a múltiplos aplicativos; permite que diferentes partes do software sejam rodadas em computadores diferentes.
Computação cliente servidor – Exemplo
A Internet é um grande exemplo de utilização de cliente/servidor.
Redes comutadas
Redes de comutação de circuitos Redes comutadas Redes de comutação de pacotes Redes de comutação de mensagens
Redes comutadas
Uma rede comutada é formada por uma série de nós interligados, denominados comutadores. Tradicionalmente, existem três métodos