gblgk
13163 palavras
53 páginas
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISTRIBUÍDOS – EADMódulo 1 - Introdução aos Sistemas de Informação Distribuídos
Caros alunos, no decorrer desta disciplina discutiremos vantagens, desvantagens, características, e principalmente, a importância dos sistemas distribuídos para os sistemas de informação em geral.
Não podemos negar o grande crescimento dos sistemas paralelos e dos distribuídos tanto no meio acadêmico como no meio comercial. A velocidade com que os sistemas de informação distribuídos têm expandido, criando diferentes características de descentralização (desvinculação de um único ponto central), tornou difícil a elaboração de uma única definição sobre os sistemas distribuídos.
Analisando algumas literaturas importantes, encontramos as seguintes definições:
Segundo [Peterson, 85], um sistema distribuído é composto por processadores que se comunicam através de linhas de comunicação com barramentos de alta velocidade ou linhas telefônicas. Cada um desses processadores possuí sua própria memória local, que é inacessível a outros processadores.
Segundo [Tanembaum, 92], um sistema distribuído é um sistema que está sendo executado por uma coleção de computadores sem memória compartilhada, sendo percebido pelo usuário como um único computador.
Adotaremos no decorrer da disciplina a seguinte definição:
Um sistema de informação distribuído é um sistema onde os componentes de hardware e software estão localizados em diferentes computadores, que estão conectados em rede, e se comunicam e coordenam suas ações através da troca de mensagens [Coulouris,01].
Quando falamos de interligação em redes, comunicação e coordenação através de troca de mensagens, as seguintes características sobre os sistemas distribuídos ganham destaque:
1. A concorrência dos componentes existentes (execução independente de programas que podem ou não compartilhar algum tipo de recurso).
Em uma rede de computadores a execução de programas que