gestao si
Módulo 1 - Introdução aos Sistemas de Informação Distribuídos
Caros alunos, no decorrer desta disciplina discutiremos vantagens, desvantagens, características, e principalmente, a importância dos sistemas distribuídos para os sistemas de informação em geral.
Não podemos negar o grande crescimento dos sistemas paralelos e dos distribuídos tanto no meio acadêmico como no meio comercial. A velocidade com que os sistemas de informação distribuídos têm expandido, criando diferentes características de descentralização (desvinculação de um único ponto central), tornou difícil a elaboração de uma única definição sobre os sistemas distribuídos.
Analisando algumas literaturas importantes, encontramos as seguintes definições: Segundo [Peterson, 85], um sistema distribuído é composto por processadores que se comunicam através de linhas de comunicação com barramentos de alta velocidade ou linhas telefônicas. Cada um desses processadores possuí sua própria memória local, que é inacessível a outros processadores.
Segundo [Tanembaum, 92], um sistema distribuído é um sistema que está sendo executado por uma coleção de computadores sem memória compartilhada, sendo percebido pelo usuário como um único computador.
Fazendo uma análise rápida na definição de
Tanembaum, quando ele fala na ausência de memória compart ilhada, fica claro que essa ausência faz com que a int eração exist ent e ent re os processadores acont ece de uma forma diferente do ambiente CENTRALIZADO.
Mas o que seria essa diferença de int eração ent re os processadores? No ambient e cent ralizado essa int eração seria feit a at ravés de variáveis e arquivos compart ilhados, j á no ambient e dist ribuído a int eração é feit a at ravés da t roca de mensagens.
Adotaremos no decorrer da disciplina a seguinte definição:
Um sistema de informação distribuído é um sistema onde os componentes de hardware e software estão localizados em diferentes