Gestão em si
A competição no mercado está exigindo das empresas novas maneiras de relacionar-se com a concorrência, com o consumidor e com os fornecedores. Com a globalização dos negócios, as mudanças são rápidas e requerem constantes adaptações para que as empresas continuem em atividade. O acesso às informações importantes é um dos pilares dessas mudanças. Segundo Mañas (2005): “Numa época em que as mudanças ocorrem em grande velocidade, é indispensável que as pessoas que dirigem organizações tenham ferramentas que lhes permitam ter uma velocidade de resposta igual ou maior àquela que existe à sua volta”.
Uma TI adequada pode servir de suporte para ajudar as empresas a sobreviverem e prosperarem nesse ambiente competitivo. Nos últimos anos, a TI cresceu muito rapidamente em capacidade e, ao mesmo tempo, houve uma drástica redução de custos. Novos produtos emergiram rapidamente, enquanto os já existentes mudaram na mesma velocidade.
Consequentemente, os desafios gerenciais da TI estão sendo cada vez mais complexos.
A TI abre muitas possibilidades de compatibilidade entre necessidades e realidades empresariais diversas. Sendo assim, para que uma empresa possa tirar total vantagem do uso de modernas tecnologias para ganhar competitividade, é necessário primar pelo eficiente gerenciamento de implementação e do impacto da nova TI na empresa.
A TI tem várias implicações no ambiente produtivo da organização. Tais implicações
são