Gestão de si
Orientações de estudo: A principal fonte de consulta e estudo deverá ser a bibliografia recomendada, este material deve ser trabalhado como notas de aula.
•
Bibliografia básica:
REZENDE, Denis Alcides. Sistemas De Informações Organizacionais. 3 Ed. São Paulo: Atlas, 2008. JOHNSON, Grace E.; GUIMARÃES, André Sathler. Sistemas De Informações - Administração Em Tempo Real. São Paulo: QualityMark, 2007. BIO, Sérgio Rodrigues. Sistemas De Informação: Um Enfoque Gerencial. 2 Ed. São Paulo: Atlas, 2008
•
Bibliografia Complementar
MAÑAS, Antonio Vico. Administração De Sistemas De Informação. 7 Ed. São Paulo: Érica, 2008. OLIVEIRA. Jayr Figueiredo De. Sistemas De Informação: Um Enfoque Gerencial Inserido No Contexto Empresarial E Tecnológico. 5 Ed. São Paulo: Érica, 2008. O’BRIEN, James A.; MARAKAS, George M.. Administração De Sistemas De Informação. 13 Ed. São Paulo: Mcgraw Hill, 2007. GRAEMIL, Alexandre Reis. Sistemas De Informação. 2 Ed. São Paulo: Atlas, 2003. BATISTA, Emerson O. Sistemas de Informação o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2005.
1
CO CEITOS I TRODUTÓRIOS Nas organizações os sistemas de informação são compostos da combinação homem X máquina (sistema sócio-técnico), que coletam, processam, analisam, armazenam e disseminam informações que atendem a necessidades específicas das organizações que pertencem. O valor das informações está diretamente ligado a como elas auxiliam os tomadores de decisão a atingir os objetivos organizacionais.
Sistema Com o desenvolvimento da humanidade e o grande acumulo de técnicas e informações houve a necessidade de se planejar métodos que tratam de determinados assuntos especificamente, chamados de sistemas, durante o período entre guerra ficou claro a criação de argumentos como sistemas de defesa e sistema de vigilância. Compreende-se por sistema a agremiação de determinadas funções ou informações que em