representação gráfica
Para tanto, os professores trabalharam, em Comunidade de Aprendizagem Investigativa com os alunos, a importância de se escolher adequadamente os candidatos, o perfil esperado para um representante, e as atribuições deste cargo. Desta forma, os jovens puderam ter contato com o papel ativo que ocupam na sociedade moderna.
Após este primeiro momento, os alunos dividiram-se em chapas para disputar a preferência dos colegas e realizaram a campanha eleitoral, pautada pelo respeito mútuo e disputa de argumentos. Neste momento, os alunos tiveram a oportunidade de sabatinar os candidatos e decidir o voto.
Durante a votação, o clima de respeito mútuo e a torcida pelos candidatos foram intensos e a apuração foi acompanhada por todos os alunos, até o último voto ser retirado das urnas. Conhecidos os vencedores, os representantes de classe já iniciaram seus trabalhos organizando as equipes para a Gincana Cleliana, fazendo jus aos votos que receberam.
Equipe de Filosofia
Prof. Camila B. Kohori e Ronaldo C. Barbosa
Testemunhos:
“As eleições para representante de classe este ano foram diferentes e muito interessantes. No dia das eleições fomos ao auditório votar e tivemos a oportunidade de apresentar nossas propostas”. (Maria e Maria Eduarda – 6º ano 1)
“Nós gostamos muito de participar das eleições para representante de classe. É uma forma de ajudar nossa classe, aprender a respeitar a opinião dos colegas e exercer nossa cidadania.” (Mariana Martinelli e Jordana Melo – 6º ano 2)
“Nossa primeira eleição no Segmento II foi muito interessante e diferente. Pudemos nos