representação grafica
INTRODUÇÃO................................................................................................ 3
Representação Gráfica....................................................................................... 4 e 5
Conclusão.......................................................................................................... 6
Anexo ............................................................................................................... 7 a 10
Bibliografia ....................................................................................................... 11
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa iremos abordar as formas de desenho técnico e sua representação gráfica, pois é através dessa ferramenta que se tem a interpretação de um projeto. Nesse contexto também apresentaremos as diversas linguagens utilizados nesse ramo como as escalas e cortes através de uma determinada vista.
Representação Gráfica
Antes de representar os diversos tipos de objetos, deve-se estudar o seu tamanho normal ou real quer seja grande ou pequeno para que se possa analisar os seus detalhes, por esse motivo é necessário reduzir ou ampliar o objeto a ser analisado através da escala.
Escala: é a forma de exibição que mantém a equivalência das medidas lineares do item apresentado.
Sabe-se que nem sempre é possível apresentar um desenho com as formas e tamanhos reais, por isso é necessário que seja aplicado uma ampliação proporcional ou uma redução do objeto, sem modificar sua forma para que os detalhes fiquem visíveis e claros.
Existem 3 tipos de escala:
Escala de redução: o desenho tem o seu tamanho menor do que o tamanho do item desenhado (o tamanho do objeto é reduzido para que possa representá-lo em uma folha de papel). Conforme figura 1 do anexo.
Escala de Ampliação: o desenho tem o seu tamanho maior do que o tamanho do item desenhado (o tamanho do objeto é ampliado para que possa representá-lo em uma folha de papel). Conforme figura 2 do