Representacao grafica
Até aqui, quando nos referimos ao Patrimônio, fizemos sua representação dentro de um círculo:
PATRIMÔNIO
Porém, visando atender ao aspecto didático, e para tornar mais fácil a compreensão do Patrimônio, a partir de agora vamos representá-lo em um gráfico simplificado, em forma de T:
O T , como vemos, tem dois lados. No lado esquerdo, colocamos os Bens e os Direitos:
No lado direito, colocamos as Obrigações:
Então, a representação gráfica do Patrimônio fica assim:
Ao iniciarmos esta apostila, alertamos você para que estudasse com bastante atenção a parte teórica da nossa matéria. Reforçamos o alerta. Lembramos, ainda, que a Contabilidade atribui nomes aos elementos componentes do Patrimônio dentro da lógica que a teoria contábil exige, conforme veremos. Na representação gráfica apresentada temos, de um lado, os Bens e os Direitos, que formam o grupo dos elementos positivos; e, do outro lado, as Obrigações, que formam o grupo dos elementos negativos. Eis aí os primeiros nomes: elementos positivos e elementos negativos. Assim, temos:
O lado esquerdo do gráfico é chamado lado positivo, pois os Bens e os Direitos representam , para a empresa, a sua parte positiva (é o que ela tem efetivamente – Bens - e o que ela tem para receber – Direitos). O lado direito, por sua vez, é chamado lado negativo, pois as Obrigações representavam a parte negativa da empresa (é o que ela tem que pagar). Os elementos positivos são denominados, ainda, componentes Ativos e o seu conjunto forma o Ativo. Os elementos negativos são denominados componentes Passivos; por isso encontram-se no Passivo. Note que mais dois nomes apareceram: Ativo e Passivo. Veja, então, como fica o gráfico.
4. SITUAÇÕES