representaçao grafica
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
REPRESENTAÇOES GRÁFICAS
ALUNO: DANYLLO GOMES DE CARVALHO
ESTATISTICA I – EST1103
Representação Gráfica
Tipos de representação gráfica e suas aplicações.
A Representação Gráfica, usualmente chamada de gráfico, é uma maneira mais agradável, mais atrativa visualmente e porque não, mais lúdica do que as tabelas, para demonstrar fenômenos físicos, econômicos, sociais ou outros que estejamos analisando. A Representação Gráfica permite uma visualização rápida e entendimento fácil.
Freqüentemente, a partir de um bom gráfico, podemos formar instantaneamente nossa opinião a respeito do tema em questão, tendo em vista que as grandezas absolutas e relativas estão todas apresentadas.
Existem várias tipos de gráficos que podem ser usados e comumente há dois ou mais modelos que podem nos atender; a decisão de qual usar depende de que tipo de informação buscamos privilegiar com nosso gráfico. Vamos os exemplos:
1. Histograma
2. Poligonal Característica
É o gráfico que utiliza, em sua representação, o contorno do histograma.
3. Polígono de Freqüências
É o gráfico que se obtém unindo-se por linhas retas os pontos médios das bases superiores dos retângulos de um histograma; tende a valorizar o comportamento da curva, apontando claramente o crescimento, decrescimento ou estabilização.
4. Curva de Freqüências
É a suavização das retas obtidas no polígono de freqüências
5. Gráficos de Linhas
Semelhante ao polígono de freqüências, mas não derivado dos pontos do histograma, muito utilizado para representação de séries temporais.
6. Gráfico de Colunas ou Barras Verticais
Corresponde ao histograma, porém utilizado na representação de dados nominais em séries categóricas, cronológicas e geográficas.
7. Gráfico de Barras Horizontais
Equivalente ao gráfico de colunas, mas com disposição