Gráfico de ishikawa
Este trabalho tem por objetivo ilustrar o que é o Diagrama de Ishikawa. Quem o criou, em quais situações ele deve ser utilizado, quais suas vantagens e aplicações. Conheceremos seus componentes através de exemplos e dados gráficos. Porque este gráfico é conhecido como “Diagrama Espinha de Peixe” e por qual motivo ele é uma das principais ferramentas utilizadas pela Administração para o gerenciamento e controle de qualidade.
Também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M" é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes. Este diagrama já foi bastante utilizado em ambientes industriais para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo de produção.
Em sua estrutura, os problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes (o que confere a esse diagrama o nome alternativo de "6M"):
▪ Método; ▪ Matéria-prima; ▪ Mão-de-obra; ▪ Máquinas; ▪ Medição; ▪ Meio ambiente. O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética (isto é, com melhor visualização).
O diagrama pode evoluir de uma estrutura hierárquica para um diagrama de relações, uma das sete ferramentas do Planejamento da Qualidade desenvolvidas por Ishikawa, que apresentam uma estrutura mais complexa e não hierárquica.
Ishikawa observou que, embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer trabalhador fabril poderia efetivamente utilizá-las. Embora algumas