Grupos e Organizações
Grupo é a estrutura social elementar que consiste em alguns status (lugares ocupados por um individuo numa estrutura social) e em interações face a face entre os que têm papeis sociais e conhecem os símbolos culturais relevantes (sinais sobre os quais as pessoas entram em consenso a cerca de seus significados).
Os grupos são implantados em organizações que se compõe de diferentes status coordenados com certo fim.
Com o crescimento da população e o aumento da dimensão da vida social, as organizações integram cada vez mais em nossas vidas diárias, muitas vezes criando novos grupos e devorando antigos.
A existência diária de qualquer pessoa, em praticamente todos os aspectos da vida, ocorre dentro de grupos e/ou organizações. Grupos:
Características dos grupos:
Tamanho do grupo:
Os grupos se dividem em primário e secundário, distinção que segue o aumento do número de seus membros e torna a interação entre eles menor, a medida que o grupo cresce.
•
Grupos primários:
Seu menor número de membros permite maior intimidade. No entanto, para se conseguir tal intimidade é necessário certo tempo para que se desenvolvam graus de interação, como é o caso da família e de rodinhas de amigos.
Sendo o grupo menor, estes tem o potencial para maior coesão, porque seus membros interagem face a face, e conseguem se conhecer.
•
Grupos secundários:
Devido ao maior número de membros são menos coesos, menos íntimos, mais formais e tem normas mais explicitas, além de finalidades a curto prazo, como por exemplo assistir a um concerto.
Há ainda os grupos que estão entre o primário e o secundário como uma pequena sala de aula, onde há uma tendência para o padrão primário, porém a influência de certos comportamentos, como a competição por notas e popularidade, atrapalham.
Poder dos Grupos:
Quanto mais primário o grupo for, maior sua influência sobre seus membros, em muitas dimensões (a auto-imagem