Grupo nas Organizações
Sociedade de responsabilidade ilimitada
Sociedades em que todos os sócios são responsáveis, sem qualquer limite, por todas as dívidas contraídas pela sociedade, sendo-lhes exigido o respetivo pagamento nem que para isso tenham de vender o seu património pessoal.
Um exemplo de sociedade de responsabilidade ilimitada é a sociedade em nome coletivo, ou seja, os indivíduos formam a sociedade e todos concordam em fornecer uma parcela do trabalho. Recebem uma parcela do lucro e partilham todos os prejuízos e todas as dívidas.
CAPÍTULO II – O DIREITO E REALIDADES AFINS
a) – O Direito e o Estado
b) - O Direito e a Economia
c) – O Direito e a Sociedade O Direito e o Estado
Em referências anteriores, debruçamo-nos sobre o Direito criado pelo Estado (o estatal), porém, a ideia de Direito não anda necessariamente ligada à de Estado.
A forma mais importante na actualidade é o Estado. A palavra Estado (com maiúscula) tem dois sentidos principais, um lato e um restrito.
Em sentido restrito, Estado pode definir-se como uma sociedade politicamente organizada, fixa em determinado território que lhe é privativo e tem como características a soberania e a independência. São elementos do Estado um agrupamento humano (sociedade estadual, população, povo), uma base territorial e uma organização de poder político. Como característica essencial dos Estados em sentido restrito desta palavra, é a soberania e a independência.
Em sentido lato, põem-se de lado estas características e fala-se de Estados não soberanos e independentes. Dentro deste conceito, os Estados Federados dos EUA, do Brasil, da Nigéria, Suíça, são