AMBIENTE EMPRESARIAL
INTRODUÇÃO
As corporações no mundo globalizado estão cada vez mais voltadas aos compromissos sociais, pois reflete de forma contundente de como a Empresa é vista na Sociedade. Sendo assim as atividades trabalhistas são cheias de percalços e devem ser analisada de forma ampla, não apenas pela visão administrativa, mas pelas conseqüências jurídicas e obrigações que os atos podem provocar. Observar com mais cautela para obrigações trabalhista oportunizará uma diminuição nas tensões dimensionais, evitando transtornos, além de transmitir confiança e segurança na relação trabalho.
O mundo empresarial demonstra do que somos capazes de promover. Sua composição fala do quanto nós somos capazes de criar. A sua constituição instaura de como a disputa é acirrada no ambiente das corporações que objetivam lucros. Por isso é que os esforços e a dedicação, principalmente para manter e conseguir os consumidores, que vão e vem nesta onda movida pelos desejos.
A valorização da diversidade cultural tem criado um novo mercado para as Organizações. Neste caso, as empresas estão cada vez mais voltadas a fazer ou adaptar-se a este novo nicho de mercado, que promete ser a nova Galinha dos ovos de ouro.
DESENVOLVIMENTO
Para amenizar as tensões que uma rescisão de contrato de trabalho pode provocar ao trabalhador, os contadores ou o pessoal do Setor de Recursos Humanos das empresas são de fundamental importância na realização da dispensa de um colaborador da Empresa, pois devem seguir uma seqüência habitual de rotinas trabalhistas, seguindo a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.
2.1 ROTINAS TRABALHISTAS
A rotina trabalhista requer rigor e atenção na hora da exoneração de um funcionário, pois além de diminuir a tensão do processo de demissão sofrida pelo empregado, poderá também evitar despesas extras para a empresa, como multas, juros, danos morais, despesas advocatícias, etc.
Para que ocorra a rescisão contratual de trabalho, que pode