Grulles
Ana Laura de Paula Lana, Ernani Magno Filho, Jossimar Florentino Coelho, Karine Alvez Rezende, Poliane Ribeiro de Souza
Faculdade Integradas de Caratinga-FIC
Ciências Contábeis, Economia
15/06/15
RESUMO:
Este artigo expõe conceitos sobre Governança Corporativa, um tema que vem sendo valorizados cada vez mais pelas empresas. A Governança busca proteger todas as partes envolvidas, assegurando a todos uma maior realidade e transparência quanto as informações decorrentes de seus investimentos. As informações financeiras estão cada vez mais rigorosas e a qualidades das informações devem estar de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade.
Palavras-chave: Governança Corporativa; Normas Internacionais de Contabilidade; Demonstrações financeiras; Balanço Patrimonial; Ações. Lei Sarbanes Oxley (SOX)
Tentar reduzir as palavras chaves para 4
INTRODUÇÃO:
A prática da boa Governança Corporativa busca proporcionar aos proprietários e acionistas uma gestão estratégica e monitoradora com clareza e transparência.
O ponto inicial parte do poder dos executivos frente aos proprietários, onde os executivos buscam assumir amplos direitos de voto na assembléia a partir dos votos por procuração. Independente de tudo a Governança Corporativa é entendida como uma regulamentação das possibilidades de que o investimento tenha retornos claros e objetivos.
EXPOSIÇÃO:
A Governança corporativa vem ganhando importância em diversos países, trata-se de um conjunto de práticas que visam proteger os investidores, empresário e credores, facilitando o acesso ao capital. A prática da Governança Corporativa fará com que as empresas tornem mais transparentes fornecendo mais tranquilidade aos investidores.
No Brasil as empresas não adotam as melhores práticas de Governança Corporativa, pois possuem propriedade e tradição familiar e isso leva aos investidores querer pagar menos pelas ações das empresas, através dos