GRULLES 1 Etapa 1
A presente resenha versa sobre o texto “O PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE”, adaptado da obra de Hans Jonas, Das Prinzip Verantwortung, 1979.
O objetivo principal é fazer o levantamento crítico a despeito do tema apontado na obra referida, que trata de questões como a Ação humana, a Ética, e a Responsabilidade, restando evidente ante aos fenômenos sociais de massa da atualidade especialmente globalização que tais conceitos se encontram em constante evolução histórica.
Diante disto, é necessária uma releitura da Ética, não podendo esta ficar enrijecida ante a evolução tecnológica, restando a lei amoldar-se a fenomenologia da vida moderna, no intuito de proteger os cidadãos de prejuízos de ordem irreparável, posto que a ética moderna tende a preocupar-se essencialmente com a vida humana e com o futuro da humanidade.
É de conhecimento dos operadores e acadêmicos da área jurídica, que a ética e a moral, originárias dos padrões, comportamentos e costumes de uma sociedade em dado momento de tempo, terminam por interferir no sistema normativo, fato este incontestável do conteúdo material e valorativo presente na Carta Cidadã de 1988, a qual detém normas de ética e responsabilidade comportamental humana em todas suas entrelinhas.
O Estudo da temática é de relevo, uma vez que tais conteúdos ordenam o agir do ser humano, determina o marco dos padrões éticos correspondentes ao cumprimento do dever-ser, e a ação humana deve ser analisada sob a égide da responsabilidade.
DA RESENHA
O texto apresenta seis capítulos, em seu primeiro capítulo versa sobre a alteração da natureza humana citando exemplos da antiguidade, características das éticas anteriores, as novas dimensões da responsabilidade, tecnologia como vocação da humanidade, velhos e novos imperativos, formas anteriores de éticas orientadas para o futuro, o homem como objeto da tecnologia, Dinâmica utópica do progresso técnico e exigências de responsabilidade, e o esvaziamento da ética.
O segundo versa sobre